Arquitetura Dmx
8-bits – DMX512
Luiz Ferreira Menezes Junior
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp luizjr@fem.unicamp.br Abstract: This paper describes the DMX512 protocol, developed by United States Institute for Theatre Technology (USITT), applied at the control of lightning equipments, covering the protocol standard format, electrical characteristics, network connection, common problems, and its applications (dimming and step motors control).
Keywords: dmx512, protocol, serial, dimmer, step motor.
Introdução
Desenvolvido pelo Instituto de Teatro e Tecnologia dos Estados Unidos (USITT), o protocolo DMX512 surge em 1989 como uma interface padrão para o controle de dimmers. Com um conceito simples e adotado pela indústria, é aplicado atualmente ao controle de equipamentos de iluminação para teatros, televisão, shows, casas noturnas e câmeras de vigilância.
Nomenclatura
CD
= canal de dados
mV
= milivolts
HI
= sinal digital alto
NE
= não especificado
Simbolos Gregos
LO
= sinal digital baixo
SC
= código de início
µs
MAB
= marca após parada
A/D
= Analógico / Digital
MTBP
= marca entre pacotes
D/A
= Digital / Analógico
MTBF
= marca entre quadros
-6
= microssegundos (1.10 segundos)
Funcionamento Básico
Tratando-se de um protocolo serial, os dados são enviados em pacotes que se repetem continuamente, inciando com bits de inicialização, informando aos receptores que o pacote está sendo atualizado. Em sequência são enviados os dados correspondentes a cada canal, começando-se do canal um e terminando-se no canal 512, ou qualquer outro abaixo dependendo da quantidade de equipamentos conectados. A separação dos canais é feita por bits de Início (Start Bits) e de Parada (Stop Bits).
Pacotes
Representam-se os bits DMX através de um sinal digital alto (HI) e um sinal digital baixo (LO), transmitido na saída de forma elétrica, a