Arquitetura de Veneza
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
BRUNELA DIAS
FERNANDA CARETA VENTORIM
GABRIELA DIAS
LARISSA ROSALÉM BRAGATTO
HISTÓRIA DA CIDADE DE VENEZA
VITÓRIA – ES
2013
BRUNELLA DIAS
FERNANDA CARETA VENTORIM
GABRIELA DIAS
LARISSA ROSALÉM BRAGATTO
HISTÓRIA DA CIDADE DE VENEZA
Trabalho apresentado à disciplina de Teoria da História da Arquitetura e Urbanismo I da Faculdade Brasileira, como requisito para avaliação.
Professora: Lara Brotas.
VITÓRIA – ES
2013
Sumário
1. Introdução
Este trabalho aborda alguns pontos principais da cidade italiana: Veneza. Alguns aspectos do passado apresentam o porquê de suas características atuais, como a história da origem da cidade, a forma como ela se habitou, as vantagens e desvantagens no decorrer do tempo, e principalmente, os monumentos importantes detalhados.
A partir dessas informações é esperada a compreensão dos alunos diante deste assunto específico da história da arquitetura veneziana. Dessa forma, foi explorado, neste documento, uma bibliografia principal: BENÉVOLO, L. “História da Cidade”; e fotos que identificam os principais pontos para melhor exemplificar.
2. Origem
Veneza tem um aspecto geográfico e diversas características que tornam a cidade italiana muito singular. Essa divergência com a maioria de outros lugares ocorre por um acontecimento medieval, onde os habitantes da planície veneziana fogem dos povos bárbaros e se refugiam nas lagunas entre a foz do Pó e a do Tagliamento – região que oferecia proteção terrestre e marinha. Nesse momento, nasce Veneza, junto com outras ilhas intermediárias, no meio da laguna maior (entre as fozes do Brenta e do Piave), comunicando-se diretamente com o mar, através de um canal natural que atravessa a cidade de ponta a ponta.
Diferente das