Arquitetura de Sistemas operacionais capítulo 5
Pode-se dizer que processos são tarefas que estão em execução, é onde o programa é executado, e é o ambiente que tem todas as informações sobre o programa, qual é a área de disco que ele ocupa, qual o seu endereçamento, a quantidade de recursos que este pode usar e tempo de processador.
2- Por que o conceito de processo é tão importante no projeto de sistemas multiprogramáveis?
São tão importantes pois permitem não só a concorrencia, mas que sejam executados de maneira concorrente e sincrona, pois compartilham o uso da CPU, da memória e também dos dispositivos E/S.
3- É possível que um programa execute no contexto de um processo e não execute no contexto de um outro? Por que?
4-
É possível. Por que na execução do programa, o mesmo pode necessitar de recursos que o processo onde está sendo executado não tem e outro sim.
5- Quais partes compõem um processo?
São três partes:
Contexto de hardware
Contexte de Software
Espaço de endereçamento.
6- O que é o contexto de hardware de um processo e como é a implementação da troca de contexto?
7- É responsável por armazenar todo o conteúdo dos registradores gerais e alguns específicos.
Sempre que um processo é executado o contexto de hardware dele está armazenado nos registradores e quando este processo perde a utilização do processador as irformações são salvas no contexto de hardware.
8- Qual a função do contexto de software? Exemplifique cada grupo de informação.
9- A função do contexte do software é espeecificar os limites dos recursos que podem ser usados pelo processo. A maior parte dessas características é determinada na criação do processo e algumas são determinadas no decorrer de sua execução.
Identificação: Este é o grupo aonde o processo recebe um número como identificação do sistema e do usuário, também conhecidos como PID (process identification) e UID (user identification), e é através do PID que o sistema operacional e também outros