Arquitetura de computadors
O computador digital é uma máquina que executa instruções de forma automatizada para melhor realização de tarefas de modo a minimizar o grande número de tarefas, Os seus circuitos eletronicos podem reconhecer e executar diretamente um conjunto limitado de instruções simples, para que um programa possa ser executados todos devem ser convertidos em instruções, essas instruções são raramente complicados.
Organização estruturada de computadores. As Linguagens, níveis e máquinas reais existem dois tipos de maneiras para a solução de problemas ainda encontrados nos computadores, primeiro com as instruções que denominaremos de L1 e a segunda que denominaremos L0, no L1 são executados pelo computador que, afinal, só pode ser executado programas escritos em L0.
Mesmo que a máquina real com linguagem L1 fosse muito caro ou complicado de construir com circuitos eletrônicos, as pessoas ainda poderias escrever programas para ela, Esses programas poderiam ser interpretados ou traduzidos por um programa escrito em L0 que pudesse ser executado diretamente pelo computador existente.
Máquinas multiníveis contemporâneas
A maioria dos computadores modernos consistem em dois ou mais níveis, Existem máquinas com até seis níveis.
Evolução de máquinas multiníveis
Na década de 40, os primeiros computadores digitais tinham apenas dois níveis: o nível de máquina convencional e o nível de lógica digital. Os circuitos de lógica digital eram, portanto, complicados, difíceis de construir e não eram confiáveis. Em 1951, M. V. Wilkes, deu a idéia de se projetar um computador de três níveis. O computador teria agora um interpretador, com isso o hardware seria simplificado drasticamente pois ao invés executar programas na linguagem de máquina convencional teria apenas que executar microprogramas. Com isso menos válvulas foram utilizadas nos circuitos eletrônicos e a confiabilidade do sistema aumentou.
Na década de 50, foram desenvolvidos os montadores e copiladores para