Arquitetura de computadores
Um sistema operacional é um software como os outros, ele segue uma série de rotinas executadas pelo processador. Basicamente o que difere um sistema operacional de outros softwares é sua responsabilidade que é criar uma interface entre usuário e máquina.
Seu modo de funcionamento não ocorre de forma linear como os demais softwares, ou seja, seu inicio, meio e fim não acontece da mesma maneira, pois enquanto o computador estiver ligado focado na utilização do usuário, o sistema operacional será responsável por gerenciar o funcionamento dos demais programas e aplicativos criando uma ponte entre a máquina e o usuário.
O sistema operacional é um software de base, onde todos os outros são desenvolvidos para operar sob sua arquitetura.
O avanço dos sistemas operacionais está ligado de forma diretamente proporcional ao avanço nas linguagens de programação, conforme foi surgindo novas linguagens de programação de alto nível, surgiu à necessidade de ampliar as funcionalidades do sistema, e conforme os avanços do sistema foram surgindo, também facilitou o desenvolvimento e avanço no desenvolvimento de programas.
Fonte: Livro Arquitetura de sistemas operacionais.
Arquitetura de computadores
Objetivo: Entender a evolução de computadores e seu modo de funcionamento.
O computador é uma máquina ou dispositivo capaz de executar uma sequência de instruções definidas pelo homem para gerar um determinado resultado, o qual atenda a uma necessidade específica. Essa sequência de instruções é denominada algoritmo, o qual pode ser definido como um conjunto de regras expressas por uma sequência lógica finita de instruções. Assim, podemos dizer que um ou mais algoritmos compõem o que conhecemos como programa de computador, que no âmbito profissional da área de informática é conhecido como software.
“Pode-se dizer que a combinação do hardware e do software forma o sistema computacional. A disciplina Organização e Arquitetura de Computadores