arquitetura de computadores
Diego Pereira da Silva
José Nilton Pires Junior
TRABALHO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES
Arduino
Universidade do sul de Santa Catarina
Florianópolis, JUNHO 2013
Sumário
Introdução
Este trabalho é sobre a matéria Arquitetura de Computadores com a professora Sheila Travessa e se encontra na terceira fase do curso de Engenharia Elétrica de Telemática na universidade UNISUL no polo da Pedra Branca em Palhoça no estado de Santa Catarina.
O objetivo deste trabalho se consiste em apresentar a plataforma de prototipagem do Arduino, suas caracteristicas, aplicações, funções, programações e ao final uma aplicação em um projeto.
Plataforma Arduino
Arduino é uma ferramenta que torna os computadores capazes de detectar e controlar elementos do mundo fisico. E uma plataforma open-source de computação fisica baseada em um microcontrolador a bordo de uma placa simples, alem de um ambiente de desenvolvimento para escrever softwares para a placa.
O arduino pode ser utilizado para desenvolver objetos autônomos ou iterativos (como um sistema de controle que necessita de acesso aos objetos do mundo físico), tomando as entradas a partir de uma variedade de sensores ou switches e controlando atuadores como LEDs, servo-motores, relés ou outros tipos de saída. Os projetos podem ser autônomos baseados na rotina escrita para o microcontrolador ou podem se comunicar com um software em execução no computador
Plataforma Divida em:
HARDWARE
Sua placa consiste em um microcontrolador Atmel AVR de 8 bits, com componentes complementares para facilitar a programação e incorporação para outros circuitos. Um importante aspecto é a maneira padrão que os conectores são expostos, permitindo o CPU ser interligado a outros módulos expansivos, conhecidos como shields. Os Arduinos originais utilizam a série de chips megaAVR, especialmente os ATmega8, ATmega168, ATmega328 e a ATmega1280; porém muitos outros processadores