Arquitetura de computadores
BSI – 1° Período
________________________________________________
Claudinéa da Silva Ribeiro
___________________________________
Pesquisa Complementar da Matéria de Arquitetura de Computadores.
Assunto:
Máquinas escalares, Máquinas superescalares, Máquinas vetoriais, Máquinas com multi-processadores simétricos, Máquinas com memória compartilhada distribuída, e Cluster.
Máquinas escalares:
Máquinas superescalares
A arquitetura superescalar é uma forma de paralelismo no nível das instruções, pois tem como objetivo aumentar o desempenho de um processador executando mais de uma instrução ao mesmo tempo. Esta arquitetura é composta basicamente de múltiplas unidades funcionais dentro de um único processador. De forma que, comparando a um suposto processador com apenas uma unidade funcional, esta tecnologia, aumente n vezes a velocidade do processamento, devido a n unidades funcionais adicionadas à arquitetura para trabalhar em paralelo.
Máquinas Vetoriais
Em computação, vetor é um conjunto de dados, todo do mesmo tipo, armazenado em memória de forma ordenado. Um processador vetorial possui recursos apropriados a execução de instruções vetoriais, como os registradores vetoriais e os pipelines funcionais, que são aqueles que executam as operações (aritméticas, lógicas, armazenamento, etc.) sobre os vetores. [SC97]
Os principais tipos de instruções vetoriais estão listados a seguir: Instrução Vetor-Vetor, Vetor - Escalar, Vetor-Memória, Redução Vetorial.
[pic]
Figura – Processadores Vetoriais (CAVALHEIRO, 2008) Esta figura, demonstra a arquitetura dos processadores vetoriais (HOCHULI; GENARI, 2008).
Máquinas com Multi-processamento Simétricos
Os processadores são considerados simétricos porque têm os mesmos custos para acesso à memória principal.
A utilização de SMP é mais popular do que se imagina. Este tipo de máquina é encontrado facilmente em grande