Arquitetura da uml
A modelagem de software tem a finalidade de construir modelos gráficos que expliquem e simbolizem as caracteristicas, comportamento, funcionalidade e interrelacionamento de um software.
A Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem de modelagem de programação.
Os objetivos da UML são: especificação, documentação, estruturação para sub-visualização e maior visualização lógica do desenvolvimento completo de um sistema de informação orientados a objetos.
Não é uma metodologia de desenvolvimente, o que significa que ela não diz o que fazer primeiro ou como o projetar seu sistema, ela AUXILIA a visualização de seu desenho e a comunicação entre objetos sem a necessidade da confecção de linhas códigos. Ela permite que o desenvolvedor visualizem os produtos de seus trabalhos em diagramas padronizados. É defina uma linguagem precisa, mas pode sofrer aperfeiçoaentos nos conceitos de modelagem no futuro.
A linguagem UML 2.2 é composta por quatorze diagramas, classificados em diagramas estruturais e diagramas de comportamento. Sete tipos de diagramas representam informações estruturais, são padrões da OMG 2006 e tratam o aspecto estrutural tanto do ponto de vista do sistema quanto das classes. Existem para visualizar, especificar, construir e documentar os aspectos estaticos de um sistema, ou seja, a representação de seu esqueleto e estruturas “relativamente estaveis”. Os aspectos estaticos de um sistema de software abrangem a existencia e a colocação de itens como classes, interfaces, colaboracoes, componentes.
E os outros sete representam tipos gerais de comportamento, incluindo quatro em uma sub-categoria que representam diferentes aspectos de interação. São voltados para a descrição do sistema computacional modelado quando em execução, isto é, como a modelagem dinamica do sistema.
UML e diagrama ou conjunto de diagramas de UML são modelos diferentes: o conjunto de diagramas de UML é uma representação gráfica da informação do UML, já a UML pode