Educação permanente do pessoal de enfermagem na unidade de terapia intensiva: revisão bibliográfica1
5202 palavras
21 páginas
EDUCAÇÃO PERMANENTE DO PESSOAL DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA1NURSING PERSONNEL PERMANENT EDUCATION IN THE INTENSE CARE UNIT: BIBLIOGRAPHY REVIEW 1
Bianca da Silva Duque2
Monique Raimundo Gaspar2
Maria Cristina Pinto de Jesus3
1 Trabalho de Conclusão de Curso, requisito parcial para a obtenção do título de especialista no Curso de Especialização em Enfermagem Adulto e Neonatal. Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2011.
2 Enfermeiras, concluintes do Curso de Especialização em Enfermagem Adulto e Neonatal. Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Juiz de Fora 2011.
3 Doutora, Docente de Enfermagem do Curso de Especialização em Enfermagem Adulto e Neonatal. Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Juiz de Fora 2011.
RESUMO
Trata o presente estudo de uma revisão bibliográfica que teve como objetivo articular o contexto da UTI e a educação permanente em saúde e enfermagem. Foram utilizados 23 artigos científicos obtidos por meio dos bancos de dados, LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em ciências da Saúde) BDENF (Banco de dados em enfermagem), SciELO (Scientific Eletronic Library On-line); utilizando os termos, Unidade de Terapia Intensiva, Educação permanente, Enfermagem, Educação continuada e Educação em enfermagem. A tecnologia utilizada na UTI exige que os profissionais mantenham-se permanentemente atualizados, no que diz respeito à habilidade técnica do cuidado ao paciente e quanto ao manuseio das máquinas que compõem o aparato tecnológico típico deste setor fechado. A educação permanente deve constituir parte das práticas profissionais de modo que esse profissional esteja sempre atualizado quanto às inovações técnicas, mudanças sociais e políticas em seu campo de atuação.
Descritores: Educação Permanente, Enfermagem, Unidade de Terapia Intensiva.
ABSTRACT
The current study aims at presenting a