Arquitetura da Africa do Sul
Localizado em Pretória, cidade administrativa da África do Sul, o Edifício União (Union Building) é a residência oficial e sede do gabinete do presidente sul-africano.Desenhada pelo arquiteto Herbert Baker, a construção em arenito foi concluída no ano de 1913 e empregou mais de 1,2 mil operários. Com aproximadamente 275 metros de comprimento, a fachada da casa presidencial tem parte central em forma de um meio círculo e duas asas laterais que representam as duas línguas oficiais do país (inglês e africâner) .
ESTÁDIO DE DURBAN
Estádio Moses Mabhida em Durban sediou uma das semifinais da Copa do Mundo da FIFA 2010. O estádio exemplifica a inovação arquitetônica à mostra na África do Sul e é inspirado na bandeira nacional, com o seu grandioso arco representando a união de um país apaixonado pelo despoto. Os dois mastros do arco no lado sul do estádio se unem para formar uma única base no lado norte, simbolizando a nova unidade de uma nação anteriormente dividida.
Com capacidade para 69.957 espectadores sentados, a arena foi especificamente projetada como uma arena multiuso e um anfiteatro completo com um teleférico que leva a uma plataforma de observação no topo do enorme arco de 350 metros de extensão, mais de 100 metros acima do gramado. De lá, os visitantes têm vistas panorâmicas espetaculares da costa e da cidade. A cobertura é ligada ao arco por cabos de aço com 95 mm de diâmetro. Cada assento é espaçoso e confortável, com uma optima visão do gramado.