Arquitetura Contempor nea
A Biblioteca Municipal Rocha Peixoto é uma biblioteca municipal localizada na Rua Manuel Lopes, na Póvoa de Varzim, Portugal. A biblioteca possui várias secções, entre as quais biblioteca infantil, multimédia, de Literatura, Científica e o Fundo Local - estudos sobre a Póvoa de Varzim.
Quando a biblioteca foi fundada em 1880, era uma pequena biblioteca, que tinha como nome Biblioteca Popular Camões. Na altura em que a biblioteca recebe como herança o núcleo documental do cientista poveiro Rocha Peixoto, sendo constituído por 2794 volumes, isto em 1913, sendo depois em 1966, por altura do I Centenário do Nascimento de Rocha Peixoto, que esta se passe a chamar de Biblioteca Municipal Rocha Peixoto que, após várias mudanças de edifícios, se instala definitivamente, no edifício contemporâneo, da autoria do Arquiteto J. J. Silva Garcia, em 1991.
Em 2006, com as mortes de Manuel Amorim e Manuel Lopes, a biblioteca recebeu também como legado as respetivas bibliotecas pessoais. Tendo estas duas pessoas se dedicado ao estudo da cidade, Manuel Amorim evidenciou-se pelo aprofundamento da história local, e Manuel Lopes, diretor da biblioteca até ao seu falecimento, focou-se na cultura local, com a reconstrução da Lancha Poveira Fé em Deus, na mostra de "Siglas Poveiras" (escolhida como exposição do ano na Europa em 1980). Manuel Lopes era um defensor dos costumes poveiros e ambicionava a criação do Pólo de Estudos Poveiros.
Em 2007, a escritora Luísa Dacosta, devido à sua forte ligação à Póvoa de Varzim por ter vivido em Aver-o-Mar, que teve impacto nas suas obras, doou também parte do seu espólio, como poemas manuscritos, cartas e livros autografados.