arquitetura computacional
ARQUITETURA
REDES DE COMPUTADORES 1º PERIODO
ASSUNTO: BARRAMENTOS
PROF.: NAYNA
ALUNO:
Largura do Barramento e Velocidade
Falando de DMA, existe um outro elemento importante na velocidade de processamento do computador: o barramento (BUS).
Este é um agrupamento de fios, e os sinais nesses fios, que movem a informação por dentro do computador.
O barramento se conecta ao processador, à memória, aos drives de disco, ao vídeo, aos slots (conectores) para acréscimo de memória e aos periféricos. O barramento tem uma taxa de relógio própria. Ele também tem uma largura de dados e uma largura de endereços.
A largura de dados diz quantos bits o barramento move de cada vez: 8,16 ou 32. A largura de endereço diz quantos endereços o barramento pode especificar: 20 bits (o endereçamento de 1MB do primeiro PC), 24 bits (o barramento para 16 MB do AT), ou 32 bits (o barramento do 386 para 4 GB). A taxa de relógio e a largura de dados do barramento determinam a velocidade máxima na qual este pode mover informação.
Tipos de Barramentos e de Slots
Existem, pelo menos, cinco tipos de barramentos, que diferem fisicamente e na disposição dos sinais nos conectores onde circuitos adicionais podem ser conectados no computador.
O tipo original do PC é um barramento de 8 bits de dados. Ainda se encontram alguns slots desse tipo em muitos PC's, para o acréscimo de periféricos lentos.
O barramento original do AT de 16 bits de dado ou ISA (Industry Standard Architecture - Arquitectura Padrão Industrial). Encontram-se muitos desses slots de expansão nos PC's de hoje. Existem, provavelmente, mais placas conectáveis de circuitos com memória, modems, controladores de disco e outros acessórios para esse barramento do que para qualquer outro.
O barramento de 32 bits de dados EISA (Extended Industry Standard Architecture - Arquitectura Padrão Industrial Estendido). Este barramento foi feito especificamente de