Arquitetura computacional
Introdução
Todo computador, sem exceção,possui pelo menos um processador. Existem centenas de processadores, cada um projetado para diferentes tarefas, e todos tem vantagens e desvantagens. Apesar da grande variedade de processadores, todos trabalham do mesmo jeito.
Como Funciona
Baseado no conjunto de instruções que um processador passa para o software, existem 3 coisas que ele pode fazer:
- Executar cálculos e operações lógicas,algebricas e matemáticas
- Tomar decisões
- Executar novas instruções baseadas no veredicto da decisão
Essas três coisas fazem com que a memória se mova de uma localização para outra.
O processador olha para a RAM (Random Access Memory) e a ROM (Read Only Memory) para seguir instruções. Porém, quando o computador dá o boot, ele usa apenas a ROM (a BIOS). Computadores precisam da RAM e da ROM para funcionar corretamente. Como dados não podem ser escritos na ROM, a RAM é necessária para escrever informação. Mas no entanto, os dados na RAM são perdidos quando não se tem energia, então a ROM que guarda os dados quando o computador está desligado.
Existem muitas linguagens de programação, as mais conhecidas são C e Visual Basic. Toda vez que um programador quer executar um programa que ele tenha criado, é necessário que ele compile o programa. A ação de compilar um programa é fazer com que o processador possa entender. – Assembly.
Pegue esse simples programa em C como exemplo ( Não se preocupe em entender a programação):
0 a=1;
1 b=1;
2 while (a 5 the jump to 17
5 CONB 5
6 COM
7 JG 17
8 LOADA 129 // b=b*a;
9 LOADB 128
10 MUL
11 SAVEC 129
12 LOADA 128 // a=a+1;
13 CONB 1
14 ADD
15 SAVEC 128
16 JUMP 4 // loop back to if
17 STOP
Perceba como está agora, tudo consiste em instruções simples como LOAD, SAVE, JUMP etc. e como ele cresceu de tamanho para 17 linhas. Quando a conversão de assembly para binário, o nosso programa em C cresce 31 linhas.
Todas as 31 linhas de nosso programa de 6 linhas