arquitetura Acácio Gil Borsoi
"Se o arquiteto quer fazer um projeto correto, deve conhecer todas as maneiras de construí-lo, procurando ser fiel a seu pensamento, não só no todo, mas nas partes"
"A arquitetura é produto da construção, não do projeto. O projeto é o meio de se chegar ao produto" “Arquitetura é construção.
O projeto é apenas um meio para se chegar ao produto"
Arquiteto, filho de desenhista-arquiteto, casado com arquiteta, pai e avô de arquitetos, o carioca Acácio Gil Borsoi diplomou-se no final dos anos 40. Depois de trabalhar no Patrimônio Histórico, numa época em que teve como superiores Rodrigo de Melo Franco e Lúcio Costa, seguiu para Recife, onde, durante 28 anos, lecionou na UFPE-Universidade Federal de Pernambuco. Aos 76 anos, ele consegue conciliar obras em vários estados brasileiros, com diversos programas: residências, edifícios públicos, comerciais e residenciais, além de incursões na área de urbanismo. Atua também, ao lado da mulher, Janete Costa, na restauração de edifícios históricos, sua mais antiga paixão.
Como foi sua opção pela carreira de arquiteto?
Sempre tive muito interesse em arquitetura, pois meu pai, filho de imigrantes italianos do Vêneto, diplomou-se desenhista-arquiteto no Liceu de Artes e Ofícios, em São Paulo, onde morou antes de ir para o Rio de Janeiro. Ele fez desenhos para a Confeitaria Colombo, o Corpo de Bombeiros, o Palácio do Governo, a Biblioteca Nacional e muitas outras obras importantes do Rio. Desde cedo passei a trabalhar com ele, ajudando nos desenhos. E como me interessei, fui para a Escola de Belas-Artes estudar arquitetura.
Como foi o início de sua profissão no Rio, com Affonso Reidy, Alcides da Rocha Miranda e tantos outros profissionais de renome?
Trabalhei com Reidy e Rocha Miranda quando ainda