Arquitetos do Pos Modernismo
1. Selecionar uma obra de cada arquiteto (Aldo Rossi, Robert Venturi Peter Eisenman e Álvaro Siza), apresentar e explicar as características dos respectivos arquitetos através da análise da obra escolhida.
a) ALDO ROSSI – CONJUNTO HABITACIONAL GALLARATESE, MILÃO
O Complexo Gallaratese, localizado no subúrbio da cidade de Milão e projetado por Aldo Rossi juntamente com o arquiteto Carlo Aymonino consegue demonstrar algumas das principais características do arquiteto. Pode-se citar como uma das principais e mais notáveis características à busca pela tradição da cidade europeia, já que Rossi entende a cidade como uma construção histórica e cultual e consegue demonstrar isso no projeto quando traz a ideia de tempo na implantação de duas grandes colunas circulares que são dispostas na fachada que demarcam a diferença de nível de um bloco do outro, além da fenda que se abre entre eles, demonstrando que a junta de dilatação pode se tornar um elemento de forma para a edificação. Sem grandes articulações na forma, Rossi projetou um complexo a partir de blocos retangulares e com um conceito básico, que, segundo ele, devem ter uma forma geral e não específica, pois o uso fará com que ela mude ao longo do tempo. Essa teoria se afirma quando Rossi declarou que via intervenções como cordas de varal e toldos improvisados pelos inquilinos do complexo como evoluções posteriores da arquitetura, e não como perturbações numa forma isola e confinada.
A forma é básica e rica em elementos fundamentais com o uso das formas simples como o cubo, o cilindro e o círculo. Rossi abusa do ritmo repetitivo nas fachadas e se expressa pelo essencial, além de utilizar de características do brutalismo como a monumentalidade e o exagero nos volumes. Com bases na tradição italiana e na história da arquitetura Rossi desenvolve o complexo Gallaratese de forma retangular