Arquitetos do poder
Na sessão Nanook do dia 18/09/2014 foi apresentado o documentário Arquitetos do poder, o filme mostra como a mídia e os técnicas da publicidade usadas nas campanhas eleitorais influenciam a população, na hora do voto.
Com arquivos e depoimentos, o documentário aborda a evolução desses meios desde a campanha de Vargas, até os dias atuais.
Após a apresentação do filme, iniciou-se um debate com os alunos de Publicidade e Propaganda e os de Jornalismo, representados por Elias e Valéria ,respectivamente e, intermediados pelo professor José Augusto.
O começo do documentário mostrou que antigamente os jornalistas eram politizados e defendiam “um lado”, fato este que não acontecem atualmente, visto que esses profissionais são conhecidos pela sua imparcialidade e busca pela verdade.
A estudante disse que sente em dúvidas em relação a toda essa imparcialidade, já que todos temos uma opinião e muitas vezes deixamos que essa transpareça, mesmo sem querer, mas que acredita na responsabilidade do profissional, diante das investigações e noticias, passando segurança e credibilidade.
Já Elias defendeu o fato dos publicitários serem responsáveis pela imagem do candidato, sobre a importância do sucesso na campanha, e que acredita que exista uma relação direta entre a publicidade e o jornalismo, já que cada fato noticiado gera repercussão para seu candidato/cliente.
Como em todo debate surgiram questões a respeito da ética profissional.
Hoje em dia os políticos estão mais preocupados com sua imagem diante a população, usando de seus valores familiares, simpatia e aparência física, do que com suas propostas.
A aluna acredita que a comunicação e a politica andam de mãos dadas e que uma não existe sem a outra.
Conclui-se que os eleitores atuais estão mais espertos, em relação ao que vê nas redes sociais, nas pesquisas de intenção de voto, mais ativos à politica mas, que ainda assim muitos deles são persuadidos pela mídia.