Arquiteto e pintor giovanni battista piranesi
TRABALHO DE PESQUISA E ANÁLISE - ARQUITETO E PINTOR GIOVANNI BATTISTA PIRANESI – Maria Afonso |2012
------------------------------------------------------------------------------------------- Giovanni Battista Piranesi (1720-1778)
INTRODUÇÃO:
No âmbito da disciplina de Fundamentos do Desenho e Comunicação, este trabalho consiste na pesquisa, análise, estudo e crítica do papel do arquiteto, gravurista, desenhador, teorista, fisiocrata, engenheiro hidráulico e arqueólogo Giovanni Battista Piranesi. Piranesi, com trabalhos executados no espaço de cerca de quarenta anos, foi um gravurista muito influente durante o período neoclássico, exercendo a sua influência através da sua forte imitação de ruínas romanas, túmulos, basílicas, entre outros, através do seu “rovinismo pirasiano”, bem como através das vedute (diretas e indiretas). A melancolia da vitalidade barroca é aqui quebrada por Piranesi visto que tal característica não vai ao encontro do emergente neoclássico que pretende representar. No entanto, este gravurista aparece como sendo o percursor da sensibilidade romântica onde pretende esboçar o sentimento nostálgico novo para um mundo ideal. Nas questões arquitetónicas também dedicou os seus textos em forma de diálogo em onde expressou as suas ideias em Fazer Parecer Arquitetura Arquitetónica, em 1765. Ao longo das linhas de Francesco Borromini, opõe-se à codificação excessiva da linguagem clássica em regras rígidas e princípios, exigindo a liberdade para a atividade de uma arquitetura criativa.
Ainda neste trabalho de pesquisa é feito um estudo e análise de algumas das suas obras e desenhos, com especial destaque para as técnicas gráficas de ilustração arquitetónica, nomeadamente com gravura a água-forte, sanguínea e carvão, a época, o estilo artístico e as características mais relevantes da sua forma de trabalho.