Arquetipo de Oyá
Os filhos de Òyá preferem as batalhas ao cotidiano repetitivo. Competitivos, agressivos e individualistas, enfrentam as "guerras" do dia-dia cheios de coragem e disposição para batalha. Quem tem Òyá como orixá de cabeça costuma ter um comportamento instável em questões que para outras pessoas não mereceriam tanta atenção. Todas essas características acabam criando dificuldade em manter relacionamentos, dispostos que são a destruir tudo com seu vento forte e arrasador. Pessoas vaidosas,altruistas e inteligentes. Tagarelas,alegres,são as pessoas mais animadas, pois fazem festa com tudo. Tem um forte dom para a magia e uma incrível capacidade de adaptação. Trabalhadeiras,dedicadas inteiramente àquilo que gostam. Comunicam-se facilmente e falam alto. Otimistas,despachadas e carinhosos e tem excelente disposição. Decisão rápida e alto poder de imaginação. Audaciosas e ciumentas.
Suas filhas, ou mulheres que tenham Iansã próximo de si (como madrinha por exemplo ou "mãe") na Terra, são mulheres sensuais, ousadas, falam o que pensam e sofrem muito, seja por qualquer motivo, especialmente no amor. São mulheres que batalham, trabalham incansavelmente, são guerreiras, lutam como peões. Geralmente esas mulheres cuidam de tudo sozinha, até dos filhos.
Os filhos e filhas de Iansã-Oiá são audaciosos, intrigantes, autoritários, vaidosos, pessoas sensuais, volúveis, com tendência a ter diversos relacionamentos sexuais, inclusive extraconjugais.
Seu filho é conhecido por seu temperamento explosivo. Está sempre chamando a atenção por ser inquieto e extrovertido. Sempre a sua palavra é que vale e gosta de impor aos outros a sua vontade. Não admite ser contrariado, pouco importando se tem ou não razão, pois não gosta de dialogar.
Em estado normal é muito alegre e decidido. Questionado torna-se violento, partindo para a agressão, com berros, gritos e choro.
Tem um prazer enorme em contrariar todo tipo de preconceito. Passa por cima de tudo que está fazendo na