ARQUEOLOGIA DOS NOMES
Quem escolheu?
Motivos da Escolha
Estética 31%
Fantasia 24%
Tradição 15%
Homenagem 12%
Não sabe10%
Tradição fonética familiar 4%
Qual a influencia do nome na vida dos entrevistados?
A difícil escolha dos nomes
Escolher o nome certo para um filho que vai chegar é uma tarefa dificílima. Muitos pais querem ser originais, e é uma decisão de vida inteira. São tantos nomes, que na hora da escolha os pais ficam perdidos, aliás, esta escolha é um dos primeiro momentos em que os pais mostram suas expectativas em relação ao filho. Maria porque é forte, Davi porque é nome de rei.
Para a doutora em psicologia e terapeuta de casais Ana Gabriela Andriani, pela UNICAMP. Nesta hora que homem e mulher começam a executar a tarefa de “serem pais”. "Antes de ter um filho, é relativamente fácil ser casado, mas continuar sendo pessoas separadas. No entanto, depois da chegada de um bebê na família, vocês vão misturar a vida inteira, tomar decisões em conjunto. Não precisam pensar igual, mas as diferenças devem acrescentar e não anular”.
Há muita coisa para levar em conta na hora de decidir, agradar á família, homenagear alguém famoso. Mas é preciso cuidado, para que no futuro aquele nome escolhido não seja motivo de vergonha ou constrangimento para o filho.
Nesta pesquisa, pude perceber que atualmente a escolha dos nomes de seus filhos cabe às mães. O papel da mulher na sociedade tem crescido cada vez mais. Antigamente quem escolhia o nome de seus herdeiros era a “figura” paternal.