Arq Moderna E Contemp
Teve sua formação básica no Instituto Técnico Cajo Plínio Secondo, considerado o maior estabelecimento no ensino de Ciências puras. Logo após, inscreveu-se na Escola de Arquitetura do Politécnico de Milão, onde se une a outros alunos e criam o chamado “Grupo 7” que se opunha aos métodos ali ensinados.
Entre suas principais obras estão a “Casa del Fascio”, os “Apartamentos Novocomum”, a “Escola Sant’Elia” e o “Espaço 1922”. Participou da Segunda Guerra Mundial e faleceu em 1943, por motivos ainda não bem esclarecidas.
Casa del Fascio (1936)
Localizada na cidade de Como, a Casa del Fascio (hoje conhecida por Casa del Popolo) é um dos ícones da arquitetura do racionalismo italiano e traduz-se numa homenagem monumental à ideologia fascista.
É composta por um volume em forma de um cubo cortado ao meio, horizontalmente, onde se estabelece um diálogo entre uma estrutura reticulada racional e a aparência sólida do conjunto. Há visíveis subtrações ao cubo.
A composição formal das aberturas do edifício, em camadas, está disposta de forma a realçar um átrio no interior da construção, um pátio interior descoberto, como nos “palazzos” tradicionais italianos. Ao longo da concepção da obra, este espaço descoberto foi tomando outros aspectos. Terragni acabou por definir neste espaço uma sala de reuniões, central, de pé direito duplo, à volta da qual se dispõem galerias, escritórios e salas com outras funcionalidades - o que denota uma concepção política centralizadora.
Curiosidades da obra:
Na sala de reuniões principal existe um painel, em forma de fotomontagem, com a figura de Mussolini em destaque;
Há um relicário em homenagem aos heróis do fascismo;
A obra está inserida junto ao centro histórico de Como, dando-lhe uma determinada legitimidade histórica;
O edifício assenta sobre uma pequena elevação de pedra trabalhada,