Aromaterapia com incenso de lavanda
Materiais e métodos
Incensos de lavanda
Porta incensos
Fósforos
A terapia consistiu na inalação do aroma do incenso de lavanda, no período noturno, acesos no quarto próximo à ventilação da janela, durante o banho, e durava a algumas horas enquanto dormia,foram utilizados 7 incensos, de segunda dia 3 de marco a 10 de marco, ficando um dia sem incenso no dia 08 de março.
A aromaterapia é chamada de terapia holística, pois considera o indivíduo como um todo, priorizando ao mesmo tempo as partes físi¬ca e psíquica. Também pode ser considerada forma de terapia coadju¬vante à alopatia, juntamente com outras abordagens terapêuticas como Homeopatia, Acupuntura e Psicossomática.
A aromaterapia é praticada há milhares de anos, tendo sido ativamente praticada nas antigas civilizações da Grécia, Roma e Egípcio. Como seu próprio nome indica uma terapia que cura através dos aromas – aromas 100% naturais, extraídos de flores, raízes, folhas, sementes, ervas, madeiras e resinas, e transformados em óleos essenciais que são utilizados na prevenção e no tratamento de doenças físicas e psicológicas. Sua aplicação baseia-se em técnicas simples como inalações, massagens e banhos aromáticos.
Foi apenas no século XIX que os cientistas europeus decidiram dedicar-se ao estudo dos efeitos destes óleos essenciais no homem. A palavra “aromaterapia” é uma invenção do químico francês René Maurice Gattefosse que, em 1910, descobriu os poderes curativos do óleo de lavanda quando se queimou no seu laboratório de perfumes e,