Lavanda e o surgimento da perfumaria
Fig. 1 – As flores de Lavanda
Cultivo
A lavanda, por ser uma planta perene, pode ter uma vida longa, com produção típica por até 10 anos, porém hoje já há relatos de plantas com até 20 anos de idade.
O óleo essencial da lavanda possui vários componentes, usados comercialmente para criar uma adorável fragrância. As inflorescências tanto secas quanto frescas têm sua utilidade na culinária tendo também apelo decorativo.
A região costeira dos Estados Unidos é afetada por vezes por um inverno rigoroso e altas temperaturas e umidade no verão, o que provoca infecções fúngicas. Isso ocorre também na região do Golfo. Os produtores estabeleceram então um grupo de fazendas produtoras de Lavanda no ano 2000, esse grupo situa-se na região montanhosa do Texas, onde a produção é focada para os óleos essenciais.
(Mc Naughton V. et al.)
Propagação e plantio
A lavanda por ser um arbusto pequeno é melhor propagada através de estacas herbáceas, isso porque a propagação através de semente é inviável devido às sementes serem estéreis. A finalidade para a qual a lavanda será utilizada deve ser levada em consideração quando for feita a escolha para o cultivo mais adequado. O plantio por estacas gera plantas robustas e com crescimento exuberante. Outros tipos de lavanda como por exemplo o Spike não são comumente cultivados, exceto como plantas modelo, podendo também ser encontrada em jardins residenciais.
Fig. 2 – Cultivo de Lavanda.
Óleos essenciais
Óleos essenciais são