armazenamento
INTRODUÇÃO
Muitos são os conceitos atribuídos à armazenagem, porém, a mesma pode ser conceituada resumidamente como uma atividade que compreende o planejamento, coordenação, controle e desenvolvimento das operações destinadas a abrigar, manter adequadamente estocadas e em condições de uso, como expedir no momento oportuno os materiais necessários à empresa.
DESENVOLVIMENTO
A armazenagem, aos longos dos anos, deixou de ser um mero lugar onde os donos de empresas simplesmente guardavam seus produtos para depois vendê-los á seus clientes, a mesma foi se tornando um diferencial competitivo ao decorrer da evolução e mudanças no mundo dos negócios. Logo, uma empresa que possui um sistema de armazenamento eficaz, tem vantagem competitiva em um mercado cada vez mais volátil nos dias atuais. Nas instalações de armazenagem, há dois grupos existentes, as quais serão escolhidas conforme a estratégia da empresa: Estruturas Escalonadas e Estruturas Diretas.
Estruturas Escalonadas
As Estruturas Escalonadas são aquelas em que há uma ou mais armazéns centrais e um conjunto de armazéns, onde os estoques são posicionados próximos a centros de distribuições próximos em relação ao mercado. Tem como objetivo o rápido atendimento às necessidades dos clientes que estão distantes dos centros de produção. Esse tipo de estrutura tem vantagem para produtos de baixo valor agregado, de demanda previsível, de alto giro de estoque, e devido à consolidação da carga, tem uma economia de transporte.
Estruturas Diretas
Essa estrutura se resume em um ou mais centros de distribuição que estão ligados diretamente aos clientes. Tem como objetivo viabilizar as entregas das cargas; é usada para grandes volumes e o abastecimento é contínuo.
TIPOS
Existe três tipos de armazenagem: Transit-Point, Cross-Docking e Merge in transit.
A Transit-Point é igual a Estrutura Escalonada, porém não mantem estoques. Ela opera como instalação passageira, se localiza para atender somente uma