Armazenamento E Dispensa O
Para receber um medicamento, o funcionário deve conferir informações referentes ao lote e ao fornecedor. Também deve observar se o produto encontra-se apropriado para uso, atentando-se ao prazo de validade, à integridade da embalagem etc.
Os medicamentos que exigem retenção da receita devem estar guardados separadamente aos demais, em um armário com chave, sendo que esta deve se encontrar apenas com o farmacêutico.
Medicamentos inapropriados para uso devem ser separados dos demais e constar descrição que informe o motivo da separação. A vigilância sanitária municipal deve ser notificada, a fim de se retirar este tipo de medicamento do local.
Todo medicamento precisa ser armazenado obedecendo-se a condições de mantimento de sua utilidade. Devem estar alojados em armários ou prateleiras limpos e afastados de paredes e do teto. Devem também ser alojados em local seco e arejado.
Em relação aos medicamentos termolábeis, deve-se armazená-los em um local que atenda às condições ideais de temperatura. Desta forma, promove-se a eficácia medicamentosa e outros fatores indispensáveis.
A dispensação de qualquer medicamento deve levar em conta a necessidade da receita médica e de sua retenção. Medicamentos tarjados só poderão ser vendidos mediante apresentação da receita médica e certas classes farmacológicas exigem a retenção da receita (ex.: antibióticos).
Inovador, Genérico e Similar
O medicamento inovador é aquele lançado primeiramente no mercado. Após 20 anos de patente, o inovador pode ser copiado por outros laboratórios. Quando a cópia é idêntica, o que inclui bioequivalência (perfil de absorção idêntico),é chamado de genérico. Quando a cópia não inclui a bioequivalência, então é chamada de similar.
Todo medicamento genérico possui a letra ‘’G’’ em sua embalagem e o termo “medicamento genérico”.
A lista de medicamentos genéricos atualizada deve estar disponível para os clientes.