Armazenamento de materiais
A armazenagem é constituída por um conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias-primas, produtos acabados ou semi-acabados.
A conservação do material é um fator de extrema importância, devendo adequar o ambiente aos materiais, de forma que suas características sejam preservadas até serem entregues ao consumidor final, pois se for realizado de maneira inadequada, pode acarretar grandes prejuízos para a empresa, maximizando periculosidade e insalubridade (risco na saúde dos funcionários em caso de produtos químicos).
Os objetivos da armazenagem são: guardar e conservar mercadorias da maneira mais eficiente possível, máximo aproveitamento do espaço, fornecer a identificação do produto, acesso fácil, máxima proteção dos materiais, poupar tempo, mão de obra, equipamento e proporcionar a movimentação rápida e fácil desde o recebimento até a expedição.
IMPORTÂNCIA A armazenagem leva soluções para os problemas de estocagem de materiais que possibilitam uma melhor adaptação entre as cadeias de suprimento, produção e distribuição. O planejamento desta integração deve ser efetuado segundo as variáveis estratégica, através de estudos de localização aspecto técnico, através de estudos de gerenciamento e planejamento operacional através de estudos de equipamentos de movimentação, armazenagem e layout. De forma a ir ao encontro das necessidades das empresas, e uma vez que os materiais têm tempos mortos ao longo do processo, estes necessitam de uma armazenagem racional e devem obedecer a algumas exigências:
A quantidade suficiente para a produção planejada;
A qualidade recomendada ou