Armazenamento de materiais
- Cimento: deve ser empilhado ate 10 sacos sobre estrado de madeira com distancia de até 15cm do chão, embalagem de 59kg, no almoxarifado ou local fechado e seco. * Tempo de estocagem: 30 dias (Maximo)
- Areia: separar por baias de madeira e coberta de lona ou plástico, 2m de distancia do tapume e altura de material acumulado de 1,50m (solo firme). A areia deve estar protegida contra a chuva em local plano, para que as impurezas provenientes da obra não se misturem ao material.
- Cal: Deve ser empilhado até 10 sacos sobre estrados de madeira com distancia de até 15cm do chão, embalagem de 20kg. No almoxarifado ou local fechado e seco. * Tempo de estocagem: 30 dias (Maximo)
- Pedra, brita e pedrisco: separados por baias de madeira e não precisa ser coberto, 2m de distancia do tapume e altura de material acumulado 1,50m(solo firme0 local plano.
- Aço: usado para alicerces , pilares e lajes, o aço é vendido por peso ou em barras que chegam à obra de caminhão. No canteiro de obras deve ser separados de acordo com o diâmetro das barras. Pode ser armazenados a céu aberto, mesmo em períodos chuvosos, mas não deve ficar expostos por muito tempo, pois a oxidação excessiva compromete a utilização do material( estocar em deposito ou almoxarifado). Além disso não pode ficar em contato direto com o solo, pois a terra prejudica a aderência com o concreto armado(15cm de distancia do chão) * Tempo de estocagem: 90 dias (Maximo)
- Tijolos blocos cerâmicos e de concreto: Os tijolos e blocos cerâmicos devem ser empilhados em pilha de no Maximo 1,50m de altura, cobertos por lona ou plástico.
*Detalhe: para que não tombem devem estar intercalados em diferentes posições, num procedimento chamado amarração. Já os tijolos aparentes são mais delicados e podem ficar comprometidos com a umidade excessiva do terreno ou com massas de rebocos provenientes da obra. Por isso empilhe-os sobre um tablado de madeira a 15cm de distancia do chão.
-