Armazenamento dos materiais de construção
Guarulhos
2013
Armazenamento dos materiais de construção
6º Semestre Engenharia Civil
Guarulhos
2013
SUMÁRIO
1. Introdução 4
2. Objetivo 5
3. Armazenagem e Estocagem de Materiais 6
1. Estudo de caso 14
2. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DA OBRA 15
3. Conclusão 19
4. Referências bibliograficas 20
1. Introdução
Um dos principais métodos para que a obra seja concluída com grande agilidade, sem dúvida nenhuma é o planejamento. Depois do projeto já pronto (inclusive na reforma), você já pode ter uma lista completa de materiais que serão utilizados. Os materiais de valor maior (tábua corrida, cerâmica, tijolos, telhas, portas, janelas, madeiras para telhado, portais, rodapés, etc.) devem ser comprados antes para que no decorrer da obra, o gasto seja quase que exclusivo com cimento, areia, brita e mão de obra. Quando um pedreiro tem todos os materiais em mão ele não perde tempo esperando a chegada dos mesmos e também não terá desculpa nenhuma para ficar parado no horário de serviço.
2. Objetivo
De acordo com o planejamento da obra, os materiais adquiridos com antecedência devem ser estocados, mas certos tipos de materiais merecem algum tipo de cuidados especiais. Esses cuidados são importantes no que se refere ao máximo aproveitamento da capacidade do material de embelezar o ambiente.
3. Armazenagem e Estocagem de Materiais
De acordo com a NBR 18.24.1 os materiais devem ser armazenados e estocados de modo a não prejudicar o trânsito de pessoas e de trabalhadores, a circulação de materiais, o acesso aos equipamentos de combate a incêndio, não obstruir portas ou saídas de emergência e não provocar empuxos ou sobrecargas nas paredes, lajes ou estruturas de sustentação, além do previsto em seu dimensionamento.
3.1. Aglomerantes
3.1.1. Cimento Portland
A armazenagem do cimento Portland será feita em nossa obra em uma