armazenagem
definição de armazenagem ou estocagem.
A logística interpreta armazenagem como a capacidade de estrutura física para a guarda, controle e movimentação de materiais (inclui armazenagem, equipamentos de movimentação interna, instalações porta-paletes, sistemas de controle, etc); por consequência a Estocagem é a manutenção do produto em estoque, a qual pode ser dentro de um armazém, distribuido em clientes (consignado) “estratégia logística e comercial para evitar novos entrantes”, ou mesmo virtual quando o estoque considerado está em trânsito ou no fornecedor (existente porem ainda não contabilizado na empresa).
Diferença entre Armazém e Estoque.
Armazém: implica na estrutura física necessária para a guarda dos produtos
Estoque: é o produto em si , guardado ou “armazenado” dentro desta estrutura.
A importância da atividade de armazenagem na cadeia de suprimento.
Administração de estoques.
Controle das compras pendentes de entrega.
Determinação dos níveis de estoques.
Estudos dos métodos de ressuprimento.
Classificação de materiais.
Controle físico dos materiais.
como:
1. Leva soluções para os problemas de estocagem de materiais que possibilitam uma melhor integração entre as cadeias de suprimento,produção e distribuição.
2. Reduz custos e aumentando a satisfação do cliente. benefícios indiretos tais como centralização de remessas, o que aumenta a visibilidade dos pedidos, fornecendo informações que não eram capturadas.
3. Nível de serviço ao cliente: Resumidamente falando, esse nível de serviço ao cliente é medido pelas vendas perdidas por falta de mercadoria, que pode gerar vários impactos negativos. Pesquisas indicam que apenas 11% desistem da compra quando não encontram o produto que desejam e menos de 20% decidem adiá-la. Em contrapartida, mais de 30% trocam de loja ou fornecedor e 40% trocam por outro produto ou marca. Em óptica, a troca por produtos e marcas substitutos ocorre