armazenagem
Empresas vêm executando funções logísticas há muitos anos. Uma visão moderna é rearranjar as atividades existentes na firma de modo que o bom gerenciamento seja facilitado.
Isto significa que algumas atividades consideradas como responsabilidade única da produção ou do marketing devem ser reagrupadas.
Como a logística se relaciona com a produção e o marketing? Uma visão geral está mostrada na figura.
A figura enfatiza que a responsabilidade primária do marketing é gerar lucros para a firma. Isto é feito através de vários meios promocionais (propaganda, incentivos de preços etc.), oferta de produtos e pesquisa de mercado.
A produção preocupa-se principalmente com a formação do produto ou serviço e o controle de qualidade, ao mesmo tempo que minimiza o custo unitário de produção.
Estrategicamente, a logística ocupa posição intermediária entre produção e marketing.
Atividades de interface são aquelas que devem ser gerenciadas por duas ou mais áreas.
O profissional de logística deve tratar com estas áreas entre produção e marketing.
Formação de preços ou embalagens são exemplos de atividades administradas conjuntamente por logística e marketing. A formação de preço tem componentes tanto geográficos como competitivos.
Já compras e programação de produção são exemplos de áreas de interface entre logística e produção.
A produção deve adquirir bens a custo e qualidade aceitáveis, enquanto a logística se preocupa com a localização de fontes de suprimentos e os tempos para abastecimento.
A programação da produção se interessa pela sequência e tamanho dos lotes de produção a serem fabricados, enquanto a logística novamente se preocupa com a localização e os tempos da produção.
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA
Distribuição física é o ramo da logística empresarial que trata da movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais da firma.
NATUREZA DA ADMINISTRAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA