Armazenagem
A denominação armazenagem é relativa a todas as atividades onde é determinado o lugar direcionado a guardar o material ou dar continuidade no processo a ser executado com a sua distribuição. Segundo Moura (2005, p. 20).
Armazenagem é um conjunto de atividades que diz respeito à estocagem ordenada e distribuição de produtos acabados dentro da própria fábrica ou em locais destinados a este fim, pelos fabricantes, ou através de um processo de distribuição.
A Armazenagem consiste em gerenciar o fluxo físico e de informações de materiais e surge como uma das funções que agrega valor ao sistema logístico, pois a mesma apresenta soluções para os problemas de estocagem de materiais e melhora a integração entre os componentes. De acordo com Viana (2002),
O objetivo primordial do armazenamento é utilizar o espaço nas três dimensões, da maneira mais eficiente possível. As instalações do armazém devem proporcionar a movimentação rápida e fácil de suprimentos desde o recebimento até a expedição.
Os termos Armazenagem e Estocagem são frequentemente usados para identificar coisas semelhantes, porém alguns preferem distingui-los, referindo-se à guarda de produtos acabados como Armazenagem e Estocagem à guarda de matérias-primas. Dentro desse contexto de Armazenagem ou Estocagem, as principais funções de processamento, operações ou manipulação de matérias que um armazém desempenha são: receber, identificar, classificar e posicionar mercadorias, guardar, requisitar, selecionar ou separar as mercadorias, ordenar e despachar o pedido e preparar registros (gerar informações). Ainda podem-se acrescentar outras três funções à armazenagem: logística de produção, distribuição e serviço ao cliente. Armazenagem, controle e manuseio de mercadorias são componentes essenciais da logística que estoca produtos (matérias-primas, peças, produtos semiacabados e acabados) entre o ponto de origem e o ponto de consumo e proporcionam informações relevantes as operações.