Armazenagem
| | |
| | |
1) Objetivo
Este procedimento tem como objetivo unificar o processo de Devolução, Recusas e Reentregas vindas dos clientes, determinando todo o fluxo do processo, e as responsabilidades, o papel e a autonomia de cada área envolvida.
2) Definições Básicas
Temos 3 definições básicas a entender.
2.1) Devoluções 2) Recusas 3) Reentregas 4) Ordem de Venda de Devolução
1. ) Devoluções
Uma devolução consiste na emissão de uma nota fiscal pelo cliente de uma mercadoria que se encontra no seu “piso”. Ou seja, a entrega já foi efetuada e o cliente deseja devolver quantidade de produto Masterfoods do qual ele na maioria das vezes não conhece nossa nota fiscal de origem.
Exemplos típicos de devolução podem ser citadas abaixo:
- Mercadoria vencida dentro do depósito do cliente - Mercadoria mofada / avariada / rasgada / infestada dentro do depósito do cliente - Mercadoria que o cliente recolhe de seus clientes
O importante é que uma devolução se caracteriza sempre com mercadoria que já está presente no cliente e este simplesmente manifesta o desejo de devolvê-la para a Masterfoods, sem precisar saber de quais entregas Masterfoods essas mercadorias são originadas.
2. ) Recusas
As Recusas podem ser divididas em:
1) Recusa Parcial 2) Recusa Total
1) Recusa Parcial
Uma recusa parcial consiste na emissão de uma nota fiscal pelo cliente no momento em que este está recebendo a mercadoria do nosso veículo.
No momento da descarga o cliente verifica alguma não-conformidade na carga e resolve devolver a mercadoria que ele