Politicas empresariais
Neste capítulo é analisado um item do instrumento prescritivos do planejamento estratégico. Como base para o processo decisório no planejamento estratégico existe as políticas, que representam parâmetros ou orientações que facilitam a tomada de decisões dos executivos da empresas. A Palavra 'Política' de acordo com Bethlem em 1980 deriva do Grego politikós - o governo de uma cidade ou a ciência de governar.
Para estabelecer alguma diferenciação o termo política significaria a ciência e a expressão 'diretriz administrativa' que seria referente à política inerente à administração de empresas. Esse conceito de política tem sido utilizados por algumas instituições de ensino brasileiras.
Políticas são parâmetros ou orientações que facilitam a tomada de decisões pelo executivo (isto para qualquer nível dentro da empresa). Diretrizes representam o conjunto estruturado e interativo, das grandes orientações das empresas, ou seja, objetivos, estratégias e políticas.
Dentro desse princípio, as políticas procuram refletir e interpretar os objetivos, desafios e metas, com como estabelecem limites ao planejamento estratégico desenvolvido. Com base a esse princípio através de uma política empresarial bem planejada, tem como objetivo mostrar às pessoas o que elas podem ou não fazer para contribuir para o alcance dos almejados resultados da empresa. Tornado um guia útil para explicar estratégias e estabelecer direção aos profissionais das empresas, quanto mais concreta e definitiva a política de uma empresa mais útil poderá ser para a adequada a administração das empresas.
As políticas não devem ser bem elaboradas, estruturadas mas também flexíveis, pois regras e políticas são pra ser cumpridas e também respeitadas pois para um bom sucesso empresarial cabe o administrador saber quando cumprir ou descumprir.
Tipos de políticas:
Políticas Estabelecidas: são