Armazenagem de Produtos Liquidos e Gás
Itajaí
2013
ARMAZENAGEM DE PRODUTOS LÍQUIDOS E GÁS
Seminário apresentado como requisito parcial para a obtenção de nota de Armazenagem e Movimentação de Materiais pela Universidade do Vale de Itajaí, Centro de Educação Itajaí.
Itajaí
2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos sobre a armazenagem de produtos na forma líquida e gasosa. Falaremos de como são feitas essas armazenagens, quais os tipos de possíveis das mesmas e as finalidades desses armazenamentos.
O armazenamento de gás tem um tempo mais longo, geralmente o cliente não precisa imediatamente dele, e esses gases podem ser injetados em armazenamentos subterrâneos. Os armazenamentos de gás comprimido podem ser através de feixes de tubos – “Pipe Clusters”, e em reservatórios subterrâneos, o gás natural é normalmente armazenado no subsolo, em reservatórios de grande porte, que existem três tipos de reservatórios: reservatórios de gás esgotados, arquiferos e cavernas de sal. E também existe o tipo de armazenagem em forma líquida, ocupando menos espaço que na forma gasosa por exemplo. Os tanques de armazenagem da forma líquida são construídos de aço ou de concreto, a não ser que o líquido armazenado exija um material especial para a armazenagem. Líquido inflamável, por exemplo, veremos que exige muitos requisitos para o local, forma e o jeito de armazenar.
ARMAZENAMENTO DE GÁS NATURAL
O gás natural, como a maioria das outras commodities, pode ser armazenado por um período indeterminado de tempo. A exploração, produção e transporte de gás natural leva tempo e, como o gás natural nem sempre é necessário imediatamente, pode ser injetado em instalações de armazenamento subterrâneo. Estas instalações de armazenamento, geralmente, são localizadas perto de centros de mercado que não têm um pronto fornecimento de gás natural produzido localmente.
Um aspecto