armamento
Uma espingarda é uma arma de fogo portátil de cano longo. Tornou-se a principal arma pessoal dosexércitos, desde o final do século XVII, altura em que a espingarda de pederneira substituiu o mosquete. Abaioneta que era costume afixar-lhe para a luta corpo a corpo tornou-se operacionalmente praticamente obsoleta.. Hoje, as escopetas evoluíram, de forma estrondosa. Pra se ter uma idéia, a maioria dos policiais e colecionadores preferem chamá-la nas abreviações: 'Shot' (shotgun) ou 'Pump' (pump-action). Escopetas são armas de grosso calibre (a maioria 12) e, normalmente, bastante utilizadas em combates de curta distância, no máximo 10 metros. A aparência é sempre a mesma: robusta e imponente. O impacto desse calibre é capaz de tombar qualquer oponente, não importando o peso, altura ou força.
O calibre ou gáugio (nome correto) das espingardas (de cano de alma lisa) expressa-se, de forma indireta, pelo número de balas esféricas de chumbo que se obtinham de uma libra inglesa (453,8 g). Assim, para o famoso calibre 12 (gáugio 12), significaria que 12 esferas de chumbo do calibre da arma em questão (com um diâmetro de 18,5 mm) pesariam 453,8 gramas e o diâmetro do cartucho seria igual ao diâmetro de uma dessas esferas.
Hoje, as escopetas assumiram um papel de vanguarda no policiamento ostensivo, sendo utilizadas com freqüência pelas forças policiais, nos grandes centros urbanos. A fama de ser uma arma própria de caça, no entanto, continua até hoje. A única diferença é o tipo do animal abatido, que antes era um urso ou gazela, e hoje, bandidos periculosos.
Os modelos de hoje são bem variados. Até pouco tempo atrás as escopetas semi-automáticas apresentavam um inconveniente sobre as de corrediça (pump-action) ou basculante (convencional) - que não podiam disparar cartuchos Magnum e comuns. Entretanto, este problema foi resolvido pelos fabricantes de armas, e hoje em dia, disparar uma semi-automática calibre 12-76 Magnum com cartuchos comuns não