relato de observação
Curso de Matemática
Heleninha Lourenço da Paixão Costa
RA: 1320265
Pólo: Governador Valadares
Relato de Observação
Trabalho 1
Marilac/MG
01 de Novembro de 2013
Relato de Observação
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma observação assistemática, não-participante e na vida real sobre ambientes educativo escolar e não escolar em um raio de aproximadamente 500 metros nas imediações de minha residência, escola ou trabalho e fazer relatos de cada ambiente observado. Sendo assim, foram observados diversos ambientes educativos na Cidade de Marilac/MG que atende a comunidade local e zonas rurais em um raio de aproximadamente 500 metros nas imediações de minha residência sendo que 04 deles foram selecionados e estão descritos abaixo:
O primeiro ambiente educativo foi a Escola Estadual Joaquim Monteiro atende somente as turmas de anos finais do ensino fundamental, ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos a partir de 2011. Além disso, está incluído no seu currículo aulas de Teatro e Educação Musical, onde os alunos têm o privilégio de participarem do Grupo teatral Tríade, a Banda de Músicos Tom Maior Educando com Harmonia e participar ainda de aulas de violão. A escola possui um inventário que descreve com detalhes todos os bens físicos da escola. Em resumo possui 11 salas de aula, 01 biblioteca, 01 sala ambiente para aulas de música e é utilizada também como sala de vídeo, 01 sala de teatro onde são ministradas aulas de dança e interpretação, 02 banheiros para alunos, 03 banheiros para professores, 01 sala para professores, 01 sala de informática, 01 secretaria, 01 direção, 01 galpão utilizado como refeitório, 01 cozinha, 01 pátio de terra batida onde são realizadas as atividades esportivas.
O segundo ambiente é a Escola Municipal Luzia de Oliveira Santo tem como órgão mantenedor a Prefeitura Municipal de Marilac, é situada à Rua Curitiba, nº. 254, no centro de Marilac. Atende