Aristóteles
Nasceu em Estagira, na Macedônia (384 - 322 a.C.), filho de Nicômaco, médico do rei da Macedônia. O fato mesmo de ser filho de médico poderá ter dado a Aristóteles o gosto pelos conhecimentos experimentais e da natureza, ao mesmo tempo que teve sucesso como metafísico. Aos onze anos, Aristóteles perde os pais. Não se sabe como - se por doença, talvez epidémica, se por acidente. Foi criado junto com um grupo de médicos, amigos de seu pai.
Na sua juventude teria jogado fora seu patrimônio, Aos seus 18 anos(367 a.C),
Aristóteles mudou-se para Atenas, então o centro intelectual e artístico da Grécia, e estudou na Academia de Platão.Por 20 anos , inicialmente como discípulo, depois como professor, Na Academia, Aristóteles amadureceu e consolidou sua vocação para filósofo. eria freqüentado-a por cerca de vinte anos, aproveitando em muito o convívio com o mestre.Tendo uma atuação crescente e expressiva. Até a morte do mestre, no ano 347 a.C.
Com a morte do grande mestre e com a escolha do sobrinho de Platão, Espeusipo, para a chefia da Academia. Aristóteles partiu para Assos com alguns ex-alunos. Dois fatos parecem se relacionar com esse episódio: Espeusipo representava uma tendência que desagradava imensamente Aristóteles, isto é, a matematização da filosofia; e Mesmo sendo Aristóteles o mais preparado e indicado para o cargo, mas como era estrangeiro nessa época estrangeiros não participavam de cargos desses na sociedade grega, Aristóteles não teve direito.
Em Assos, permaneceu até 345 a.C.Após pouco tempo foi convidado por Felipe II, o rei da Macedônia para ser professor de seu filho Alexandre, até ele assumir o trono de rei da Macedônia.Em 335 a.C voltou a Atenas, fundou a escola Liceu cujos alunos ficaram conhecidos como peripatéticos (os que passeiam), decorrente do hábito de Aristóteles de ensinar ao ar livre, muitas vezes sob as árvores que cercavam o Liceu. Ao contrário da Academia de Platão, o Liceu privilegiava as