Aristóteles
Aristóteles desenvolveu conceitos próprios, como a contraposição às ideias já existentes, como o método dialético desenvolvido por Platão. Para Aristóteles, este não era um método seguro para obter conhecimento. Assim, ele fundou a lógica.
Este filósofo contribui para o desenvolvimento de vários conceitos de sua época, como o juízo, a argumentação, a física, a metafísica e a ética, mais detalhadamente descritos a seguir.
Lógica
Para Aristóteles, a Lógica é um instrumento, uma introdução para as ciências e para o conhecimento e baseia-se no silogismo, o raciocínio formalmente esrtuturado que supõem certas premissas colocadas previamente para que haja uma conclusão necessária. O silogismo é dedutivo, parte do universo para o particular; a introdução, ao contrário, parte do particular para o universal. Dessa forma, se forem verdadeiras as premissas, a conclusão, logicamente também será.
Obs: SILOGISMO - O silogismo é um termo proveniente do grego antigo e significa “raciocínio”, é uma palavra muito utilizada no meio filosófico, principalmente nos estudos realizados por Aristóteles. Esse filósofo efetuou o conceito de argumentação lógica e perfeita baseada em três proposições relacionadas entre si.
A partir dessas três proposições é possível encontrar uma conclusão, sendo as duas primeiras consideradas “premissas”. A ideia de silogismo foi publicada por Aristóteles nos estudos “Analíticos anteriores”.
Todas as premissas encaminham o pensamento para a conclusão sempre havendo uma relação coerente entre as três, ou seja, uma relação de causa e consequência. Podemos dizer, que o silogismo é um argumento dedutivo constituído por três proposições que se