aristóteles
• Vida
Nascido em Estagira (384 a.C – 322 a.C.), na península macedônica da Calcídica (por isso é também chamado de o Estagirita), Aristóteles era filho de Nicômaco, pai de Filipe e avô de Alexandre, o Grande.
Seus pensamentos sobre a humanidade advêm da educação e do pensamento ocidental contemporâneo. O filósofo é conhecido por ser o criador do pensamento lógico.
Aos 17 anos, Aristóteles foi para Atenas, conheceu Platão e tornou-se seu discípulo. Passou um ano como preceptor de Alexandre, o Grande. Fundou em 335 a.C. a escola Liceu, em Atenas, com foco nas ciências naturais. A filosofia empregada era baseada em experimentos para a comprovação de fenômenos naturais.
O filósofo via na inteligência do homem, o caminho da verdade. Seus pensamentos foram seguidos por discípulos. Escreveu sobre política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia.
Aristóteles afirma que existem quatro causas que implicam na existência de algo:
• Causa material: a obra-prima, de como é feito.
• Causa formal: é o objeto em si.
• Causa eficiente: quem o fez, quem o deu origem.
• Causa final: o porquê de a coisa ter sido feita.
• Obras
Aristóteles valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade. Fez escola e seus pensamentos foram seguidos e propagados pelos discípulos. As obras literárias de Aristóteles podem repartir-se em duas classes: as esotéricas, escritas para o público em geral, e as acromáticas, escritas para um círculo limitado composto por todos aqueles que estivessem familiarizados com o pensamento da escola de Aristóteles. Publicou muitas obras de cunho didático, principalmente para o público geral. Valorizava a educação e a considerava uma das formas crescimento intelectual e humano. Sua grande obra é o livro Organon, que reúne grande parte de seus pensamentos.
• Principais obras de Aristóteles:
- Ética e Nicômano
- Política
-