Aristóteles
Aristóteles discordava de muitas coisas de seu mestre Platão. Platão falava que existia 2 mundos : o mundo concreto que é o que vivemos, e que sempre está passando por mudanças, e o mundo abstrato que é aquele que só conseguimos acessar pela nossa parte intelectual, imutável e independente do tempo e do espaço material. Diferente de seu mestre, Aristóteles defendia que só existia 1 mundo, que é o que nós vivemos.
Lógica
Aristóteles achava a lógica era uma introdução para a ciência e para o conhecimento. Na a lógica é baseada no “silogismo”. O silogismo é dedutivo, parte do universal para o particular, ou vice-versa.Também achava que através de raciocínios bem estruturados poderíamos chegar a algumas conclusões necessárias.
Física
A concepção aristotélica de Física parte do movimento, explicando-o nas análises dos conceitos de crescimento, alteração e mudança. A teoria do ato e potência, com implicações metafísicas, é o fundamento do sistema. Ato e potência relacionam-se com o movimento enquanto que a matéria se forma com a ausência de movimento.
Para Aristóteles, os objetos caíam para se localizarem corretamente de acordo com a natureza: o éter, acima de tudo; logo abaixo, o fogo; depois o ar; depois a água e, por último, a terra.
Psicologia
A Psicologia é a teoria da alma e baseia-se nos conceitos de alma e intelecto . A alma é a forma primordial de um corpo que possui vida em potência, sendo a essência do corpo. O intelecto, por sua vez, não se restringe a uma relação específica com o corpo.
O organismo, uma vez desenvolvido, recebe a forma que lhe possibilitará perfeição maior, fazendo passar suas potências a ato. Essa forma é alma. Ela faz com que vegetem, cresçam e se reproduzam os animais e