Aristoteles
1. Qual é a importância dos gregos na formação da cultura científica? A que se poderia atribuir a formação da racionalidade grega?
2. Por que a cosmologia aristotélica superou a proposta heliocêntrica de Aristarco e antecessores?
3. Por que o vácuo era considerado uma impossibilidade para Aristóteles?
4. Quais eram as fragilidades no modelo ptolomaico que deram espaço às críticas e necessidade de transformação?
5. Que elementos estavam presentes na história européia nos séculos XVI e XVII que favoreciam o surgimento do pensamento científico?
6. Como o calvinismo se relaciona ao trabalho de Galileu?
7. Qual foi a contribuição do islamismo para o surgimento da ciência moderna?
8. Por que a mesopotâmia serviu de berço para uma das primeiras civilizações da antiguidade? Que herança ainda guardamos dos babilônios?
9. Relacione: Átila, o início da chamada Idade Média, e Gengis Khan e o início da Idade Moderna.
10. Faça um relato e dê um sentido para o mito de Prometeu. O que esse mito tem em comum com a história de Adão e Eva quando expulsos do paraíso?
11. O que originou o período que se chama “Idade Média”? O que é característico desse período?
12. O que teria levado o imperador Constantino, em 312, a se tornar cristão? Que efeitos podem ser atribuídos a essa atitude? Constantino (imperador entre 306-337) também foi quem transferiu a capital do império para Constantinopla, instituiu o domingo como dia santo e tornou o dia 25 de dezembro, já celebrado pelos pagãos como dia do deus sol, o dia do natal. Seus sucessores se desentenderam, o que levou à divisão do império em dois: o do oriente e o do ocidente.
13. Por que a Reforma vingou em um determinado período, enquanto as heresias que a precederam foram esmagadas pelo poder eclesiástico da Igreja?
14. Que importância tiveram Sto Agostinho e São Tomás de Aquino na fundamentação da ideologia dominante entre os doutores da