Aristoteles
Aristóteles de Estagira explicou que as fases da Lua dependem de quanto da parte da face da Lua iluminada pelo Sol está voltada para a Terra. Explicou, também, os eclipses: um eclipse do Sol ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol; um eclipse da Lua ocorre quando a Lua entra na sombra da Terra. Aristóteles argumentou a favor da esfericidade da Terra, já que a sombra da Terra na Lua durante um eclipse lunar é sempre arredondada (http://astro.if.ufrgs.br/antiga/antiga.htm, 11:00, 8/10/2011).
Acreditava que o universo era esférico e finito, tendo a Terra como o centro, e que tudo girava em volta dela, sendo isto mais tarde denominado de geocentrismo. Propôs também, a teoria dos quatro elementos, fogo, agua, terra e ar, que na sua concepção, eram esses elementos que formavam tudo (http://valdir1000.wordpress.com/origem-do-universo-grupo-4-e-8/, 11:10, 8/10/2011). Aristóteles tinha um ideal grego de auto-suficiência da polis. Aristóteles defendia que uma cidade-estado (polis) não deveria ser nem muito grande nem muito pequena, porque sendo muito grande seria muito difícil de organizar e de comandar. Seria, também, já considerada uma nação e não uma polis. Se fosse muito pequena, não reuniria condições de produzir tudo aquilo de que precisava para a existência de uma comunidade forte e que se bastasse a si mesma (http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081210121514AAa2nGb, 12:00, 8/10/2011).
Por outro lado também afirmava que a localização da Grécia na zona temperada qualificava os gregos para o domínio do mundo, pois em relação ás populações que viviam nas zonas com climas nórdicos ou do Sul, os gregos estariam mais activos e com melhores condições no