Aristoteles
Aos 17 anos viajou para Atenas afim de cursar a escola. Decidiu cursar a Academia de Platão, e lá foi um dos mais celebres discipulos. Platão o chamava de "a inteligência da escola". Com a morte de Platão, em 347 a.C., Aristóteles deixou a Academia e passou a viajar pelo mundo grego, em particular pela Ásia Menor, onde casou e dedicou-se ao estudo da biologia, sua maior paixão.
Em 342 a.C. foi chamado a Macedônia pelo na época rei Felipe II, para que ele cuidasse da educação do seu filho mais velho Alexandre, que mais tarde seria conhecido por Alexandre o Grande. Em 366 a.C., Felipe II foi assassinado fazendo de Alexandre o rei da Macedônia, fato que fez Aristóteles voltar a Atenas. Em Atenas, Aristóteles fundou o Liceu onde ensinava ciências naturais e filosofia. Tambem reuniu uma grande coleção de manuscritos, um exemplo percursor do que viria ser uma biblioteca universitária. A escola atingiu grande êxito enfatizando a filosofia natural, tanto que os textos de Aristóteles que alcançaram a maior repercursão foram os que tratavam das ciências biológicas.
No campo da Física, os êxitos colhidos por Aristóteles foram bem menores. Aceitou a teoria das esferas celestes e ao que parece, supunha que estas esferas tinham existência física real. Adotou tambem a suposição de Empédocles quanto aos quatro elementos (terra, água, ar e fogo), e sugeriu um quito elemento, o éter, do qual todo o espaço celeste estaria formado.
Com esta linha de raciocínio, ele acreditou que os quatro elementos teriam cada qual o seu próprio lugar, e o movimento uma tentativa para distender esse lugar. A terra estaria no centro, a água acima deste, o ar acima da água e o fogo o mais elevado de todos os elementos estaria acima de todos os demais. Um elemento densamente formado por terra, como uma rocha, cai espaço abaixo, enquanto que