aristoteles
Na segunda geração, diferentemente da primeira, há a necessidade de estabelecer uma diferenciação entre prosa e poesia, visto que a produção poética e ficcional encerrou características distintas de um modo geral.
2º FASE DO MODERNISMO BRASILEIRO
-> Crise de 1929: Quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque
-> Crise cafeeira
-> Ascensão do Nazifascismo
-> Combate ao Socialismo
2° Geração do Modernismo brasileiro (1930 – 1945)
• Era Vargas
• Lei De Segurança Nacional
• Queda Da Bolsa de Nova Iorque
Era Vargas
• A Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos ininterruptos (de 1930 a 1945). Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.
Lei De Segurança Nacional
• A Lei de Segurança Nacional, promulgada em 4 de abril de 1935, definia crimes contra a ordem política e social. Sua principal finalidade era transferir para uma legislação especial os crimes contra a segurança do Estado, submetendo-os a um regime mais rigoroso, com o abandono das garantias processuais
Queda Da Bolsa de Nova Iorque
• Com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque de 1929, bancos e investidores perderam grandes somas em dinheiro. A situação dos bancos era agravada pelo fato que muitos destes bancos haviam emprestado grandes somas de dinheiro a fazendeiros. Após o início da Grande Depressão, porém, estes fazendeiros tornaram-se incapazes de pagar suas dívidas. Isto, por sua vez, causou a queda dos lucros destas instituições financeiras.
Contexto histórico:
Recebendo como herança todas as conquistas da geração de 1922, a segunda fase do Modernismo brasileiro se estende de 1930 a 1945.
Período extremamente rico tanto em termos de produção poética quanto de prosa, reflete um conturbado momento histórico: no plano internacional, vive-se a depressão