Aristoteles
Aristóteles (384-322 a.c.) foi um filosofo grego, nascido na cidade de Estagéria, distante 320 km de Atenas. O nome de seu pai era Nicômaco que era médico, chegou a servir a corte Macedônica, a serviço do rei Amintas. Aristóteles perdeu seu pai aos 17 anos, onde após isso teria jogado fora todo o seu patrimônio. Aos 18 foi para Atenas e lá ingressou na Academia de Platão, onde tornou-se seu discípulo, o que marcaria profundamente sua biografia.
Na obra de Parmênides, de Platão, aparece a figura do jovem Aristóteles. Mas Aristóteles discordava em muitos pontos com seu mestre, entre eles, o fato de Aristóteles passar muito tempo estudando e Platão mitificar a realidade, mas sempre respeitou e obedeceu como o melhor dos mestres. Após a morte de Platão, seu filho assumiu a Academia, logo Aristóteles com seu amigo Xenócrates, saíram da Academia. Já em 343/342 a.C. Aristóteles é chamado por Felipe, (filho do rei Amintas, Macedônio) para ser preceptor de Alexandre, o Grande, onde ficou na Macedônia até 336 a.C. ou 340 a.C. não existe uma data confirmada.
Em 334 a.C. voltou para Atenas. Fundou sua própria escola, o Liceu quando tinha 55 anos. Aristóteles escreveu cerca de 120 obras das quais 40 chegaram até hoje. Algumas de suas obras são: Retórica, Ética a Nicômaco, Ética a Eudemo, Orgânon, Primeiros Analíticos, Segundos Analíticos, Física, Metafísica, Sobre o Céu, Crescimento e Decadência, Sobre a Alma, As partes dos animais, Política, entre outros. Suas obras abordam vários ramos do saber, política, ecologia, botânica, física, metafísica, filosofia e outros.
Aristóteles criou a lógica, com seu silogismo, que ficou definido assim: é um trio de termos, no qual o último, é a conclusão, contém uma verdade que se chega as outras duas. A é B, C é A, portanto C é B.
Exemplo:
A: Todos os homens são mortais.
B: Sócrates é homem.
C: Logo, Sócrates é mortal.
A lógica não faz parte do esquema que Aristóteles dividiu e sistematizou as ciências.