Arist Teles Id Ias E Impacto Na Sociedade Atual
Para Aristóteles, a educação visa à virtude, ou excelência moral, que corresponderia à idéia de uma razão relativa às questões da conduta. Tal disposição supõe a precedência de uma escolha dos atos a serem praticados e de um hábito construído e firmado pela repetição, daí, a importância da educação. O filósofo valorizava a inteligência humana, que para si era a única forma de alcançar a verdade. Logo fez escola e seus pensamentos foram seguidos e propagados pelos seus discípulos. Pensou e escreveu sobre diversas áreas do conhecimento: política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. Publicou muitas obras de cunho didático, principalmente para o público geral. Valorizava a educação e a considerava uma das formas crescimento intelectual e humano. Sua grande obra é o livro Organon, que reúne grande parte de seus pensamentos. Sendo eles:
Aristóteles a lógica não seria parte integrante da ciência e da filosofia, mas apenas um instrumento (organon) que elas utilizam em sua construção.
O Organon inclui: as Categorias, que estudam os elementos do discurso, os termos da linguagem; Sobre a Interpretação, que trata do juízo e da proposição; os Analíticos (Primeiros e Segundos), que se ocupam do raciocínio formal (silogismo) e a demonstração cientifica; os Tópicos, que expõem um método de argumentação geral, aplicável em todos os setores, tanto nas discussões praticam quanto no campo cientifico.
Por outro lado, o apelo constante a evolução dos problemas, antes de para eles propor sua solução, confere a Aristóteles o titulo de primeiro historiador da filosofia. Na verdade, dele provem o primeiro esforço de explicação sistemática do desenvolvimento das idéias filosóficas. Não apenas informações esparsas, porem como já haviam aparecido em escritos de outros filósofos, particularmente em Platão, mas uma tentativa de encadeamento das diversas