Arigo Macro
1 – Considerando o que debatido em classe, a Economia Social, entende como:
a) organizações permanentemente abertas à entrada de novos membros, que contribuem com bens ou serviços para a realização de uma atividade económica de base solidária e mutualista.
b) não possuem quaisquer vínculos com instâncias do Governo e desenvolvem projetos, por exemplo, na área da promoção social.
c) o conjunto das empresas de livre adesão e autonomia de decisão, democraticamente organizadas, com personalidade jurídica própria, criadas para satisfazer as necessidades dos seus membros no mercado produzindo bens e serviços, e nas quais a eventual distribuição dos excedentes de exercício e a tomada de decisões não estão ligadas ao capital individual dos membros, que terão um voto cada.
2 – No enquadramento da Economia Social, podemos destacar:
a) vai permitir a existência de uma noiva dimensão em que se consegue envolver globalmente uma comunidade, capacitando-a e transformando-a.
b) são sequencias de ideias que podem substituir eventualmente a ação do Estado ou se um prolongamento deste na implementação de suas politicas sociais.
c) o desenvolvimento de ações planejadas, visando promover a justiça social e cultural.
3 – A crise sócia no trabalho e a degradação ambiental, como consequência a queda da qualidade de vida e o aumento da exclusão, exige novas transformações e novas ações econômicas, politicas, sociais, institucionais e culturais, com as novas ferramentas:
a) o desenvolvimento, a sustentabilidade e ações de inclusão social.
b) a evolução tecnológica, a inovação e o empreendedorismo.
c) crescimento econômico, melhoria ambiental e redução da pobreza.
4 – Podemos destacar como principio cooperativos:
a) adesão voluntaria e livre; gestão democrática pelos membros; participação econômica dos membros; autonomia e independência, educação, formação e informação; Inter cooperação e interesse pela comunidade.
b) ter um