Argumentos dedutivos e nao dedutivos; falácias
Exemplo: Todos os homens são mortais. João é homem. Logo, João é mortal.
__Argumentos não dedutivos______
Argumentos indutivos- Neste caso, a conclusão ultrapassa o conteúdo das premissas. Embora estas possam ser verdadeiras, a conclusão é apenas provável .
Exemplo: Todos banhistas observados até hoje estavam queimados pelo sol. Logo, o próximo banhista que for observado estará queimado pelo sol. (argumento indutivo - generalização, previsão)
Argumento por Analogia- Neste tipo de argumentos parte-se da semelhança entre duas coisas, para se concluir que a propriedade de uma é a mesma que podemos encontrar na outra. As diferenças especificas são ignoradas.
Exemplo: Marte é um astro como a Terra. A Terra é habitada. Logo, Marte é também habitado.
Argumento de autoridade - Neste tipo de recorre-se á opinião fundamentada de um especialista, uma autoridade no assunto em questão. Tem de haver outros especialistas com a mesma opinião.
_________________________________________Falácias______________________________
Petição de Princípio - Pretende-se provar uma conclusão, partindo de uma premissa que é a própria conclusão. Considera-se como provado algo que se pretende provar.
Exemplos:
b) O aborto é um crime; logo comete um crime quem aborta.
c) O Corão é indiscutível porque é a palavra de Deus.
Falso Dilema. Apenas são apresentadas duas alternativas, sendo omitidas as restantes hipóteses. Exemplos: a) Quem não está por mim, está contra mim.
b) É pegar ou largar! c) O Joaquim é genial ou idiota. Como não se revelou genial, é pois idiota.
Ataque Pessoal ( Argumentum ad hominem). Coloca-se em causa a credibilidade do oponente, através de ataques pessoais, de forma