Argumento De Defesa Da Fam Lia Do Adolescente Em Conflito Com A Lei
O Estatuto da Criança e do Adolescente trata da questão do adolescente em conflito com a lei “como transgressão das normas estabelecidas, do dever jurídico, que em face das peculiaridades que os cercam, não pode se caracterizar enquanto crime, não sendo passíveis de responsabilização penal. Cabem-lhes, nesses casos, medidas socioeducativas.”.
O Objetivo é a reinserção social fortalecendo os vínculos familiares e da comunidade.
A adolescência é um período de mudanças físicas e emocionais tornando o comportamento mais agressivo e muitas vezes desafiando a autoridade dos pais.
Os conflitos entre pais e filhos surgem quando os pais tem dificuldade de impor regras e limites aos filhos,orientar sobre os valores ,e os perigos que possam surgir durante a tal liberdade(autonomia) que os filhos adolescentes desejam tanto.E com isso a dificuldade de compreender os pais.
Quando o adolescente entra em conflito com a lei os pais serão afetados também, pois a um sentimento de culpa ,questiona se os filhos foram bem educados ,se eles fizeram um bom papel de educar eles adequadamente.
Terão suas regras, valores, relações avaliadas como transgressoras ou não pelos programas sociais e jurídicos.
Os Programas Sociais, as Leis normatizam os direitos e deveres dos cidadãos e organiza a convivência social, visando à reinserção social, readaptação, ajustamento social, integração à família e sociedade.
A família é a maior instituição da organização social, por isso todas as ações e as Leis são formuladas em sua defesa. A referência de vida da criança e do adolescente é a família e o adulto se tornará fruto dela.
É importante que os pais sejam amparados em suas histórias que podem ter sido sofridas e ainda esteja manifestando suas marcas.
A família do adolescente em conflito com a lei necessita de espaço com apoio técnico, independente de sua classe social, para expressar suas angústias, suas dificuldades