Argila Para Ceramica Vermelha E Branca
Argila para ceramica vermelha
As argilas para ceramica vermelha, tambem visto na literatura como argila comum (common clays), tem como principais caracteristicas a sua queima de cor avermelhada, devido ao alto percentual de oxido de ferro, quanto a sua granulação fina, por volta de 2µm.
Elas abrangem nas mais diversas estruturas empresariais, desde formas artesanais, empresas de pequeno porte, até empresas com alto grau tecnológico. É uma materia prima com valor unitario baixo, com isso sua mineração se limita no proprio abastecimento, ou no abastecimento local.
De acordo com o contexto geológico, a argila avermelhada pode ser classificada de acordo com seu depósito, que pode ser argila quaternária, onde possui dois locais propícios para o acúmulo da argila: planícies aluvionares, que ocorre no fundo de vales, e planícies costeiras, que ocorre em regiões litorâneas; a outra classificação seria argila de bacias sedimentares, formada em unidades geológicas antigas.
E quanto esta classificação é possivel caracterizar e deferenciar cada argila, conforme a tabela:
Tabela: Características e propriedades dos principais tipos de argila vermelha
A argila de queima avermelhada é comumente utilizada em produtos estruturais, como blocos, tijolos, telhas, etc, mas também é empregado em vasos, utensílios domesticos, e revestimentos. Resaltando que a estrutura do produto é conformada de acordo com a exigencia na sua utilização, sendo que para telhas e blocos estruturais requerem maior sinterização dos materiais, por exemplo.
[1]Cetem. Argilas para Cerâmica Vermelha. Disponível em: <http://mineralis.cetem.gov.br/bitstream/handle/cetem/1085/28.ARG.%20CER.VERM%20.pdf?sequence=1>. Acesso em: 29 jul. 2014.
Argilas para ceramica branca
As argilas plasticas (ball clays), que também são denominadas como argilas cauliníticas, possui uma granulação fina,