Argamassa
ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO – UMA VERIFICAÇÃO DO ESTÁGIO ATUAL NA CIDADE DE IJUÍ
PAULO ROBERTO AMTHAUER
Ijuí/RS, Dezembro de 2001
PAULO ROBERTO AMTHAUER
ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO – UMA VERIFICAÇÃO DO ESTÁGIO ATUAL DA CIDADE DE IJUÍ
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil do Departamento de Tecnologia – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, para a obtenção do título de Engenheiro Civil.
Professor orientador: Francisco Rípoli Filho
Ijuí, dezembro de 2001
MENSAGEM
“ O melhor professor nem sempre é o que sabe mais e sim aquele que modesto tem a facilidade de transferir o conhecimento, pois a estrada da vida é uma reta marcada de encruzilhadas, caminhos certos e errados, encontros e desencontros, do começo ao fim. Pois seguir em frente, por mais árdua que seja a luta, por mais difícil que seja a caminhada, existe sempre uma maneira de vencer. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.
( P. Castorino )
AGRADECIMENTOS
Aos meus pais e irmãos pelo constante carinho e incentivo. Ao professor Francisco Rípoli Filho, pela segura orientação, amizade e apoio. Aos funcionários do Laboratório de Materiais de Construção, por terem proporcionado um ambiente de amizade e companheirismo durante a pesquisa. Aos colegas do curso pelo apoio e incentivo nestes anos de convivência.
RESUMO
Este trabalho teve como objetivo diagnosticar a qualidade da argamassa de assentamento utilizada nas obras correntes da cidade de Ijuí/RS, no que diz respeito à resistência da argamassa à compressão, e da resistência de aderência na alvenaria. As argamassas para estudo foram coletadas em 8 (oito) obras correntes da cidade de Ijuí, sendo que nas referidas obras também foram coletados os materiais (cimento, cal e areia) que compõen a argamassa, para serem